Cachoeira

terça-feira, 22 de junho de 2010

Rádio na Escola

E.E.B.ISABEL DA SILVA TELLES













RÁDIO NA ESCOLA










Nelsi Trentin Dalla Costa
Miguel Antonio da Silva





















Irani, Junho de 2010
1. APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Os meios de comunicação fazem parte indissociável do cotidiano de todos, através da televisão, cinema, teatro, internet,rádio, etc...Partindo deste pressuposto o projeto rádio na escola vem alvancar de forma significativa, a insercão das novas mídias na educação, pois tem seus objetivos direcionados para dar suporte e ajudar no ensino/aprensizagem de alunos e professores.
Dentre os vários objetivos da rádio na escola é que esta escola se transforme em modelo para muitas outras, fazendo com que ela assuma o papel de escola cidadã, onde todos se beneficiaram quando está assumir tão papel. Também tornar público o trabalho da escola, desenvolver habilidades e tendências comunicacionais dos alunos, exercitar a comunicação oral etc..
O projeto visa algumas etapas como a visita de alunos a rádio comunitário a voz do contestado de Irani, onde os alunos podem interagir integralmente com equipamentos e locutores. Posteriormente terão algumas orintações dos professores do projeto para escolha de temas a serem abordados na rádio, escolha de repertório etc.

Segundo Freire:


A comunicação, compreendida como troca de conhecimentos, possui uma dimensão educativa que deve ser levada em conta já que educação é comunicação, é diálogo, na medida em que não é transferência de saber, mas um encontro de sujeitos interlocutores que buscam a significação dos significados (FREIRE; 1992, p.69).

Segundo Saviani:


A disseminação dos meios de comunicação de massa é um dado que a escola não pode ignorar, porque eles têm um peso importante nas vidas das crianças e à escola cumpre levar em conta esse dado e procurar responder a essas necessidades de diferentes maneiras, seja em termos de se adequar a essa nova situação, seja em termos de incorporar alguns desses instrumentos no seu próprio processo de trabalho (SAVIANI, 1997, p.76).


2. DESENVOLVIMENTO E RESULTADO

O projeto na E.E.B ISABEL DA SILVA TELLES, está em desenvolvimento onde todos os equipamentos já foram adquiridos pela escola e estamos no processo de implantação dos mesmos em fase experimental.

3. REFERÊNCIAS

FREIRE, Paulo. Extensão ou comunicação? São Paulo: Paz e Terra, 1992.

SAVIANI, Demerval. Brasil: educação para a elite e exclusão para a maioria. São
Paulo: CCA-ECA-USP; Moderna, 1997.

Nenhum comentário:

Postar um comentário